Na Vikaas acreditamos que valores, em muitos dos seus significados, agregam e alavancam resultados.
Percebemos nos nossos projetos mais transformadores que, líderes, empresários, times e profissionais que têm clareza dos seus valores - ou seja, daquilo que os motivam, movem, impulsionam - conseguem tomar decisões mais rápidas, conscientes e alinhadas. Empresas que possuem clareza dos seus valores corporativos alcançam resultados mais sustentáveis.
Valores são como bússolas, orientam e guiam nossas atitudes, escolhas e estratégias.
Muitos negócios surgem a partir da vontade de alguém produzir e vender algo - um produto ou serviço. Um impulso motivado pelo valor que este produto ou serviço tem para o fundador da empresa. E tudo bem, porque este realmente é o ponto de partida!
Mas, se posicionar por valores é muito mais do que isso. É ter clareza do valor que o seu negócio gera para os seus clientes, para a sociedade. Que valor o meu produto ou serviço agrega? Qual é a relevância e impacto dele? Quais valores eu quero transmitir com o meu negócio? Quanto vale o que eu vendo? Que valor eu não abro mão?
Expandindo ainda mais a nossa visão sobre valores, podemos ainda pensar por um outro ponto de vista. Quanto um anel de brilhantes vale para uma criança de 2 anos? Quanto um brigadeiro vale para a mesma criança de 2 anos e quanto aquele mesmo anel de brilhantes vale para uma moça apaixonada, prestes a ser pedida em noivado? Qual a diferença entre o valor do café na beira da estrada e na areia da praia? Qual a diferença entre o valor da cerveja gelada na beira da estrada e na mesma areia da praia?
Quando uma empresa percebe e pensa sobre o valor de cada produto ou serviço sob o ponto de vista do cliente, novas oportunidades se abrem, novos formatos de negócios são criados e uma estratégia se consolida para alavancar resultados. Isso é “Gestão por Valores”.
Valores ainda podem ser vistos como preços, custos ou investimentos e sob esse ponto de vista mais financeiro, o valor que eu vou cobrar ou pagar tem relação direta com o quanto que os clientes percebem de valor agregado ao meu produto ou serviço, o quanto que eu consigo resolver uma necessidade, um problema e superar as expectativas do meu cliente.
Te convidamos a “Liderar por Valores” - a sua carreira, o seu negócio, a sua vida, integrando todas essas perspectivas. Esse processo pode ser estruturado e acontece sempre “de dentro pra fora”, então o primeiro passo é descobrir quais são os seus valores pessoais. Você conhece quais são os seus grandes valores?
Na Vikaas, entendemos valores pessoais e organizacionais como diamantes, como “pedras preciosas”. Existem inúmeros valores - família, ética, crescimento, confiança, meio ambiente, qualidade, reconhecimento, autonomia, segurança, competência...
Quais são os valores que movem a sua vida ou o seu negócio? Valor é aquilo que eu valorizo, que eu não negocio e que mesmo que eu tenha, eu sempre vou querer viver mais!
Após essa descoberta, o segundo passo, é lapidar esses valores, o que na prática significa, desenvolver comportamentos e estratégias para demonstrar, comunicar que esses são os seus valores. É conectar os seus valores com as necessidades do seu negócio, do seu time, da sua família, dos seus fornecedores, parceiros e clientes, de toda a sua cadeia de relações.
Lapidar é aprender a expressar os seus valores – pessoais, organizacionais, do seu produto, serviço ou negócio - permitindo que todos conheçam o seu verdadeiro “brilho”, o seu diferencial competitivo. Expandir o seu olhar sobre valores te permitirá ir além e alavancar todos os seus resultados.
Descobrir e lapidar valores - esse é um transformador exercício de autoconhecimento, de planejamento estratégico e de posicionamento de marca.
Por Ellen Ravaglio e Melissa Sacic
Commentaires