POR QUE MINHAS METAS NÃO SAEM DO PAPEL?

Fim de 2020! E que ano, não é mesmo?

Quantos desafios, mudanças, decisões. Esse ano está indo embora, mas deixará muitas marcas. Todos nós, em maior ou menor grau, vivemos momentos de medo, de ansiedade, de conflitos, de adaptações na vida pessoal e profissional. Os temas mais falados do ano foram resiliência, reinvenção, gestão remota, superação.

E você? Olhando pelo “retrovisor” o que consegue ver? Qual foi o seu maior aprendizado? O que você quer esquecer? E o que quer levar para 2021? Chegou a hora de fazer essa pausa estratégica. Nas empresas, é o famoso “planejamento estratégico” que geralmente é feito para os próximos 5 anos, com revisão anual.

Planejamento + Flexibilidade. Estão aí duas competências chaves para um mundo cada vez mais ágil, complexo, ambíguo e incerto.

Essas duas habilidades juntas até parecem se contradizer.... Quando falamos de perfis comportamentais - “planejador e flexível” - são dois extremos de uma escala que mensura nossa preferência, nosso estilo de vida. Geralmente nós somos muito bons em uma das duas pontas. Uma é nosso talento. A outra o nosso ponto de melhoria.

Porém, o cenário nos exige as duas coisas. Vivemos um momento de desconstrução de antigos modelos. Mudar comportamentos significa mudar hábitos.

Se você quer tirar do papel os objetivos que deseja realizar em 2021 precisará aprender a trocar o tão usado e exclusivo “OU” pelo novo e inclusivo “E”. Essa mudança (que até parece simples lendo) mexe demais com os nossos valores e parece até que vai “contra” o automático do nosso cérebro, que opera de forma binária.

É preciso ter cuidado. O pensamento binário pode ser perigoso. Ele protege, porém limita, exclui possibilidades, colocando dois elementos em polos opostos. Veja alguns exemplos:

“Céu ou inferno”, “Razão ou Emoção”, “Contra ou A favor”, “Ego ou Alma”, “Trabalho ou Diversão”, “Planejamento ou Flexibilidade”. Acabamos criando crenças rígidas e acreditamos que um lado é melhor que o outro. É como se tivéssemos sempre que escolher por um único lado... e já vimos na prática o quanto essa divisão gera intolerância e segregação.

Bom, o fato é que o mundo mudou e mudará cada vez mais rapidamente, essa é a única certeza que temos. Colocar todas “as fichas” num só caminho, em apenas um dos “polos” é olhar de forma parcial para os objetivos e eventos da vida. O novo normal nos pede um maior equilíbrio.

Nas pesquisas de resiliência científica, chamamos de “rigidez” quando alguém não consegue calibrar os seus comportamentos e age sempre da mesma forma diante do estresse. É não ter a flexibilidade de transitar entre os dois extremos, reagindo sempre no automático, de forma binária – no ataque ou na fuga.

Na prática, não existe o melhor, nem o pior, existe a estratégia de aprender a não responder sempre da mesma forma às metas que nos desafiam. Sair da zona de conforto para atingir novos objetivos exige muita consciência e para isso é preciso ligar o nosso “limpador de para-brisa” e desembaçar a lente, para que você consiga olhar com mais clareza para você. Você já parou pra pensar que o alcance de uma meta envolve a mudança de pequenos hábitos diários? Afinal, se mantermos os mesmos hábitos, teremos os mesmos resultados.

Mas afinal de contas, como essa mentalidade binária pode atrapalhar o alcance das suas metas em 2021? E a resposta é: sempre que você reagir no seu piloto automático terá grande chance de entrar nesse ciclo de atacar ou fugir, agindo sempre da mesma forma, com os mesmos hábitos. E, na prática, você criará um padrão, um “ciclo limitante”, que será mais ou menos assim:

1. Você definirá um grande objetivo,

2. Traçará um plano com ações para alcançá-lo,

3. Utilizará este plano como o seu GPS, que te dará a direção de qual caminho seguir,

4. Frente as adversidades do trajeto você reagirá com resistências, atacando ou fugindo e

5. Por fim, você pensará positivo, com a certeza de que a motivação vai chegar após o carnaval...

Se identificou com algo desse ciclo?

Pois é, utilizando esse “método” tradicional é muito possível que as suas metas não saiam do papel! Você irá adiar, se sabotar, faltará tempo, disciplina, foco, motivação e no final de 2021 você contará belas historinhas, justificando os motivos da não realização...

Porém, você pode fugir desse jogo automático, fazendo um planejamento flexível com diferentes opções de rotas.

Que tal começar a estruturar e libertar as suas metas de forma diferente? Compartilhamos abaixo, uma nova forma de você começar 2021 planejando com protagonismo, flexibilidade e resiliência:

1. Defina um grande sonho, se imagine chegando lá e depois fatie-o em pequenos hábitos que te impulsionarão a sustentar a meta maior,

2. Trace alternativas com diferentes rotas. Imagine que seu planejamento é um Waze, que irá atualizando em tempo real o seu percurso, conforme trânsito... portanto, vá aberta(o) a recalcular a sua rota, tendo clareza de onde você quer chegar,

3. Diante dos obstáculos, pense sim positivo, mas sem certezas, é o que chamamos de otimismo realista. Saiba que você encontrará resistências e variáveis que não poderá controlar, portanto curta o caminho, não só a chegada. Se pergunte a cada dia o que você está aprendendo e lembre-se de celebrar cada pequeno passo, nosso cérebro precisa de recompensas para se motivar!

4. E por fim, comemore e relembre o quanto atingir essa meta é importante para você! O que você ganha de imediato com essa conquista? Quem você se torna ao chegar lá? Quais novos hábitos te levarão ao alcance dessa meta? Lembre-se: metas terminam, hábitos permanecem e sustentam as nossas mudanças!


Percebeu a diferença? Construa uma visão de futuro que já te permita visualizar e sentir os ganhos presentes. Nosso cérebro precisa sentir que vale a pena o esforço. Alcançar objetivos grandiosos tem a ver com pequenas mudanças de hábitos.

A equipe da Vikaas deseja que você tenha um novo ano de muita transformação, planejamento e flexibilidade. E para facilitar o processo e potencializar os resultados de quem quer começar o ano com mais equilíbrio e planejamento, estamos programando três workshops vivenciais e on-line.

O “Método PRAT: Desenvolvendo Emoções para Gerar Resultados” será conduzido por Ellen Ravaglio e Helen Santos. O programa conta com 3 encontros de 3 horas. Acontece dias 21 e 28 de janeiro e 04 de fevereiro, sempre das 18h às 21h. Inscrições pelo link da bio do Instagram @vikaasconsultoria.

O Workshop “Sonhar, Planejar e Agir em 2021” será conduzido por Ellen Ravaglio e Kallen Chen. O encontro acontece dia 02 de fevereiro das 19:30h as 21:30h e as inscrições estão abertas pelo link da bio do Instagram @vikaasconsultoria.

E se você quer detalhar mais seu planejamento, numa imersão completa, estamos oferecendo o Workshop “Organize, realize e prospere em 2021". Serão 3 encontros de duas horas e meia (também on-line) e acontecem dias 8, 15 e 22 de fevereiro, sempre das 19h às 21h.

Faça um 2021 diferente! E conte com a gente se precisar deste impulso para chegar lá!

Por Ellen Ravaglio, Sócia Fundadora da Vikaas Consultoria & Treinamento.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
BLOG VIKAAS

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS VALIOSOS

PARA VOCÊ, SUA EQUIPE OU SUA EMPRESA.

  • Facebook Vikaas
  • Instagram Vikaas
  • Branca Ícone LinkedIn
/VIKAASCONSULTORIA
/VIKAASCONSULTORIA
/VIKAAS-CONSULTORIA