Home Office? É possível ser (mais) produtivo trabalhando em casa?

Atualizado: Mar 23

Até as mais tradicionais empresas estão arriscando experimentar o Home Office ...já que o isolamento é uma das nossas maiores “armas” contra o Coronavírus.... mas essa estratégia funciona para você?

O principal ponto é ter clareza das vantagens e desvantagens dessa modalidade de trabalho para que você, se conhecendo (aqui entra a importância do autoconhecimento) consiga decidir e ajustar possíveis obstáculos...

Decidido experimentar Home Office... é preciso que se pratique algumas competências para que essa “solução não se torne um novo problema”.


Compartilho 3 delas e lembre-se que toda crise também é uma grande oportunidade de mudanças e aprendizados. Bora treinar na prática?



Comunicação: Esse já é o nosso grande desafio. Presencialmente ou virtualmente né? Comunicar bem é OUVIR bem! É necessário, estar atento ao que o outro fala, sem interromper. Ouvir é uma arte que precisa ser treinada pois envolve EMPATIA (é sobre o outro, não sobre mim!!!). A boa notícia é que hoje temos no mercado inúmeras boas tecnologias que favorecem nossas reuniões (skype, zoom.us, google hangouts, wthasapp etc) que nos fazem sentir mais conectados e próximos!

Planejamento: É preciso definir horários e agendar reuniões (esse negócio de quando “sobrar um tempo” me chama não funciona, pois não sobrará.... ). Por estar no mesmo lugar que você vive, é muito fácil “misturar” as coisas e você se ver trabalhando, almoçando, arrumando coisas, perdendo totalmente o FOCO! E final do dia lhe dará aquela famosa sensação de “eu não fiz nada!”, principalmente se filhos e/ou bichinhos fizerem parte desse cenário rs



Disciplina: Mesmo em casa, é importante manter uma “rotina de trabalho” e criar uma dinâmica que funcione para VOCÊ! Ah, tirar o pijama e se “preparar” para o trabalho também é algo essencial. Além de estar pronto para uma possível videoconferência, essa simples ATITUDE também manda para o seu cérebro a mensagem de “xô preguiça!”.


Então, respondendo a nossa pergunta. Dá sim pra ser muito produtivo...(claro, se você conseguir tirar vantagens desse formato de trabalho). Nós, na VIKAAS, quando não estamos dentro dos clientes ou no nosso escritório também utilizamos muito Home Office. Aprendemos a usar e pode sim ser muito produtivo quando feito com consciência e autoresponsabilidade.


Se você for experimentar, aproveite para treinar essas competências e para se conhecer ainda mais. É na hora da crise que os nossos valores “gritam mais alto”. A sua forma de trabalhar, de tomar decisões, de gerenciar crises, de lidar com mudanças e pandemias ....revelam muito sobre você! E além disso, tudo, pode ser uma oportunidade!


Curtiu? Compartilhe. Comente. Conecte-se com a gente. www.vikaas.com.br

Ellen Ravaglio

Coach de Liderança, Psicóloga e Trainner com mais de 20 anos de experiência em Desenvolvimento Pessoas & Organizações.

9 visualizações
BLOG VIKAAS

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS VALIOSOS

PARA VOCÊ, SUA EQUIPE OU SUA EMPRESA.

  • Facebook Vikaas
  • Instagram Vikaas
  • Branca Ícone LinkedIn
/VIKAASCONSULTORIA
/VIKAASCONSULTORIA
/VIKAAS-CONSULTORIA