Como criar hábitos que te ajudem a alcançar suas metas?

Nosso cérebro é econômico, está sempre procurando uma forma mais “conhecida” de fazer algo para não gastar muita energia. Quando ele aprende algo e identifica um padrão, começa a fazer as coisas com menos esforço, ou seja, de modo mais automático, ou seja, cria-se um novo “hábito”.


Para alcançar novas metas, talvez você precise fazer mudanças de atitudes, o que, na prática, significa, modificar alguns dos seus padrões já estabelecidos. E isso vai te gerar alguns desconfortos...


Para quebrar esse ciclo automático, o primeiro passo é você ter clareza de qual é o seu objetivo e a real relevância dele. Por que alcançar essa meta é importante para você? O que você ganhará com ela? O que mudará na sua vida comparando antes X depois da conquista? Essas respostas são pilares que sustentarão a sua escalada por esse objetivo. Se elas não forem suficientemente motivadoras, você irá desistir, se sabotar ou achar boas justificativas para não tirá-las do papel.


Se você estiver convencido da importância das suas metas, aí sim podemos partir para o segundo passo, que é transformar esse objetivo em pequenos hábitos.

Sim! Seu cérebro precisa que você transforme essa coisa grande e difícil de ser alcançada em algo mais leve, que já te traga resultados rápidos e presentes. Se o resultado vier só no futuro, nosso cérebro vai escolher manter tudo como está...é mais gostoso ficar como está....


Então bora dividir esse objetivo em pequenos passos, cada um com um indicador e com uma celebração. Exemplo: se o seu objetivo for “eliminar 12kg em 3 meses”, ao invés de focar nessa meta grande você irá “quebrar” e transformá-la em “eliminar 1kg em 7 dias” e para alcançar esse micro objetivo você irá criar pequenos novos hábitos diários, como por exemplo caminhar por 30 minutos todos os dias, diminuir X% de carboidratos da sua alimentação e comer Y frutas por dia. Dessa forma, você começará a modificar a sua rotina e a consequência disso, é a criação de um novo hábito, que te ajudará no alcance da sua grande meta.


Lembre-se do ponto chave: seu cérebro precisa de recompensas para se motivar! Que recompensas você receberá cada vez que “conquistar” uma pequena fatia da sua meta? Fica a dica e bora nutrir novos hábitos que te trarão novos e melhores resultados!


Por Ellen Ravaglio sócia co-fundadora da Vikaas

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